O Sindsep-DF realizou na manhã dessa quarta-feira, 06, a coleta de assinaturas que subscrevem a Carta Aberta ao presidente Lula. A Carta e o abaixo-assinado foram aprovados na plenária final do XVIII Congresso do Sindsep-DF, realizado de 29 a 31 de agosto deste ano. O documento expõe a forma equivocada com o que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vem conduzindo a política salarial do funcionalismo público, que tem aprofundado as distorções salariais e promovido a fragmentação e a elitização no serviço público, causando divisão entre os servidores federais e frustração para a grande maioria que compõe a base do funcionalismo.
Além das campanhas por órgão, o abaixo-assinado está disponível nas Seções Sindicais, no Sindsep-DF Itinerante e na sede do sindicato (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bloco K, Ed. Seguradoras, 16º andar).
Acesse o link e assine a carta: https://www.change.org/cartaabertaaolula
A Carta Aberta lembra ao presidente Lula o compromisso assumido na campanha eleitoral de valorização dos servidores e dos serviços públicos, e reivindica a adoção das medidas necessárias para:
a) regulamentação da Convenção n° 151 da OIT, que trata da negociação coletiva e da garantia do direito de greve no serviço público;
b) realização de concursos públicos para todos os níveis de escolaridade, com remuneração igual para funções e atribuições semelhantes, visando a redução da terceirização no setor público, o fortalecimento do quadro funcional, e o fim da evasão de servidores públicos;
c) interrupção do processo de elitização do Estado, com um corpo funcional que reflita a diversidade do povo para garantir um serviço público representativo, inclusivo e de qualidade para a população brasileira.
O documento encerra com a solicitação de audiência com o presidente Lula para que o Sindsep-DF possa apresentar as propostas de Diretrizes para os Planos de Carreira também aprovadas no XVIII Congresso da entidade. Em data ainda a definir, o Sindsep-DF deve convocar os servidores para um ato em frente ao Palácio do Planalto para marcar a entrega da Carta na Presidência da República.
Fonte: Sindsep-DF – Publicado em 06/11/2024 – Foto: Arquivo Sindsep-DF