You are currently viewing Funarte volta ao Palácio Capanema ainda em novembro

Funarte volta ao Palácio Capanema ainda em novembro

Após sete anos em outros endereços, a Funarte anunciou que a sede da Fundação vai voltar a ocupar novamente o Palácio Gustavo Capanema, prédio histórico no Rio de Janeiro, após longas obras coordenadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na segunda quinzena deste mês.

“Com essa entrega que o Iphan faz ao povo brasileiro, a Funarte retorna à sua sede às vésperas de seu cinquentenário, comprometida com a Política Nacional das Artes”, disse a presidenta. Ela lembrou que a Funarte completará 50 anos em 2025 e que o objetivo é manter a missão institucional de construir políticas públicas para as artes.

“Neste Ministério da Cultura renascido, nossa missão é apresentar à sociedade a sua Política Nacional das Artes, um conjunto de políticas que vão promover, garantir e proteger as artes brasileiras, após o recente período que vivemos de constantes ataques”, disse Marighella.

Asserte: volta requer atenção ao uso dos espaços

A Asserte e os funcionários da Funarte têm reivindicado a volta ao Palácio Capanema a vários anos, com participação no GT específico do MinC sobre a forma de ocupação e gestão do edifício, sendo necessário saber, agora com este anúncio da volta, como será efetivada a reocupação.

É um assunto complexo, pois, com a sobreposição de vários órgãos e espaços culturais, parece não caber todos no prédio. O bom uso do equipamento vai depender da forma de gestão do Capanema e das responsabilidades de cada órgão e dos contratos de terceirização de gestão de seus espaços (serviços complementares, espaços culturais de acesso público, etc.).

Circuito Pixinguinha de Música

Também foi destacado durante o evento o retorno do Projeto Pixinguinha, depois de 16 anos de interrupção. Criado em 1977, o projeto foi responsável por revelar diversos artistas, entre eles a atual ministra Margareth Menezes, que participou da edição de 1986. Lançado recentemente em Brasília, o projeto volta como Circuito Pixinguinha de Música, com a proposta de promover 44 circuitos pelo país.

Fonte: Agência Brasil – Publicado em 05/11/2024Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Deixe um comentário