As atividades da Associação dos Servidores e Trabalhadores da Funarte – ASSERTE, remontam ao ano de 1986, com a Associação dos Servidores da Funarte – Ação Funarte, ainda sem formalização. Em uma assembleia realizada em 1º de junho de 1991 foi fundada formalmente a Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura – Assibac, registrada em 10 de junho de 1991, e em 2 de abril de 2009 o estatuto da Associação foi alterado, passando a denominação atual.
É triste ver uma entidade com mais de 36 anos de existência, resistência e luta, chegar às vésperas de uma eleição para sua diretoria sem que os principais interessados, OS SERVIDORES EM ATIVIDADE NA FUNARTE, se mobilizem para dar continuidade a sua Associação.
Há dois anos a situação era semelhante, com o agravante de um momento muito difícil para o serviço público, em especial para os servidores da Cultura. Assim foi para a direção da ASSERTE uma chapa formada majoritariamente com servidores aposentados, que não tinham mais um contato direto com as atividades do dia a dia na Fundação e, portanto, estavam menos sujeitos aos desmandos que ocorrem naquele (des)governo.
Estamos a 03 (três) dias do fim do prazo de 30 (trinta) dias para inscrições de chapas, que se encerra em 10 de junho de 2023, e, ATÉ O MOMENTO NÃO TEMOS NENHUMA CHAPA INSCRITA OU EM PROCESSO DE FORMAÇÃO. Os atuais dirigentes da ASSERTE entendem que este é um momento de articulação permanente, que pertence aos servidores em atividade, e consideram que sua contribuição já foi dada, e numa etapa importante.
É HORA DOS SERVIDORES DA ATIVA ASSUMIREM SUA ASSOCIAÇÃO.
Vocês são os que mais precisam dessa entidade de defesa dos direitos coletivos e os que mais se beneficiam das conquistas obtidas.
A Comissão Eleitoral pode prorrogar por alguns dias o prazo de inscrição, pois as eleições estão previstas para acontecer de 20 a 30 de junho. As chapas são compostas por 13 (treze) cargos: 05 (cinco) diretores (Diretor Presidente, Diretor Vice-Presidente, Diretor responsável pelo setor de Tesouraria, Diretor responsável pelo setor Sócio Cultural, Diretor responsável pelo setor de Assuntos Sindicais). 05 (cinco) suplentes e 03 (três) membros do Conselho Fiscal.
Desde novembro de 2022, a ASSERTE tem se mantido em Assembleia Permanente para debater e levar as solicitações e sugestões dos servidores a nova direção que se inicia na Funarte, com uma abertura bem maior para ouvir os servidores, bem diferente do momento vivido até o final do ano passado.
Caso não seja formada nenhuma chapa nos próximos dias, a gestão que se encerra em 30 de junho vai convocar uma assembleia para definir os rumos da ASSERTE, já existindo uma proposta de fusão com a Associação dos Servidores do Ministério da Cultura – AsMinC, que congrega os servidores de vários órgãos do Ministério, mas sem a especificidade das questões da Funarte. Outra opção é simplesmente ACABAR.
A ESCOLHA ESTÁ EM SUAS MÃOS!
Atenciosamente,
Maria Emília Medeiros do Nascimento
Diretora Presidente
Liriana Magalhaes Carneiro
Diretora Vice-Presidente