A vice-presidente da Asserte, Liriana Carneiro, convocou os servidores da ativa a participarem das eleições da Associação, durante a reunião mensal organizada pela direção da Funarte, desta vez na Escola Nacional de Circo, em 24 de maio de 2023.
Liriana falou que a atual gestão da Asserte tem muitos aposentados e a maioria não pretende se candidatar para mais um mandato. Ela lembrou que os colegas em atividade são a principal razão de ser da Associação e que o prazo para formação de chapas para a eleição da Direção Executiva, gestão 2023 a 2025, vai até 10 de junho: “está na hora de vocês se articularem”.
A vice-presidente também convidou a todos os servidores a se filiarem a Associação dos Servidores e Trabalhadores da Funarte – Asserte, pois assim se fortalece a representatividade.
Na reunião a presidente da Funarte, Maria Marighella, falou que agora todos os diretores já estão nomeados, podendo dar continuidade as ações programadas. Ela destacou a importância da participação na elaboração da Política Nacional das Artes e da articulação internacional da Fundação.
O diretor executivo Leonardo Lessa apresentou os pontos principais da atuação da gestão até o momento, com um expressivo aumento da verba da Funarte para as atividades fins, a apresentação de uma proposta de reestruturação restaurativa para corrigir distorções da atual estrutura e os indicativos gerais para a nova Política Nacional das Artes e a atuação da Funarte.
A reunião se encerrou com a apresentação de um número circense que uma trupe de ex-alunos está ensaiando para participação na 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA).