You are currently viewing Assembleia discute como formar um grupo para receber e dialogar com a futura direção da Funarte
Estrutura atual da Fundação Nacional de Artes, segundo a Portaria Funarte Nº 521 de 25 de outubro de 2022

Assembleia discute como formar um grupo para receber e dialogar com a futura direção da Funarte

A Assembleia do dia 14 de dezembro de 2022 começou com o relato da associada, Paula Nogueira, sobre sua participação na reunião presencial do Fórum da Cultura.

Ela colocou que a situação narrada nas diversas instituições é semelhante, de abandono e repressão, sendo melhor no Ibram, pois, por força de lei, os museus estão mais protegidos, com cargos ocupados por técnicos e lista tríplice para direção. Isto deu uma liberdade ao ponto de, por exemplo, o Museu Histórico Nacional estar com uma exposição dos seus 100 anos que começa em 1922 e acaba com Marielle e bandeiras do MST, uma gestão de resistência.

Paula encaminhou as propostas relativas à Funarte, como discutido nas assembleias, para a formação do documento a ser encaminhado ao GT da Transição.

A vice-presidente Liriana Carneiro, que participou do segundo dia da reunião do Fórum da construção do documento, disse que o caminho da carta já estava bem montado e que fechou o texto juntamente com Eulícia Esteves.

Falou também da importância simbólica de reforçar a questão da volta ao Palácio Gustavo Capanema, uma maneira de dar forma e fronteira a Funarte enquanto instituição, além de ampliar a união dos servidores.

Paula disse que conversou com a representante do Iphan, Juliana, que agora é presidente da Asminc. Diversos servidores do Ipham se associaram a Asminc, pois a associação do órgão está nas mãos de um carreirista que anda armado, intimidando colegas. A proposta de unificação da representação numa associação central como uma ideia à ser pensada e discutida para o futuro, disse Paula.

Liriana colocou em discussão o encaminhamento para a escolha de um grupo para recepcionar a nova direção da Funarte.

O associado Marcelo Mavignier agradeceu aos participantes do Fórum da Cultura e se posicionou: “a Asserte deve continuar como Asserte”. Ele encaminhou uma defesa dos modelos de estrutura propostos pelos GTs 1 e 3, com algumas observações sobre o fortalecimento do CEDOC, fruto de conversa com Joelma Ismael.

O texto de Marcelo e um conjunto de documentos enviados por Joelma já estão disponíveis no Gdrive compartilhado pela Asserte, no link abaixo. O e-mail criado para recebimentos de questões sobre a atual gestão e propostas para a nova estrutura é gt.asserte@gmail.com.

https://drive.google.com/drive/folders/1nDqXhI3D76ja4AlLvDCINV6hOWPkrxpP?usp=share_link

Foram apresentadas algumas sugestões e discutidos nomes para o grupo que deve recepcionar a nova gestão juntamente com a Direção da Asserte, e por consenso se chegou a conclusão que um bom critério é um representante de cada área da estrutura atual da Funarte.

A Assembleia Permanente resolveu antecipar a data da próxima seção para 19 de dezembro às 14 horas, com principal ponto de pauta a escolha dos nomes para composição do grupo de recepção. Foi pedido que se desse ampla divulgação a esta assembleia, e que os participantes também convocassem os colegas mais próximos.

Deixe um comentário