A Diretoria Colegiada da Asserte convoca todos os trabalhadores da Funarte a participar da agenda de luta dos servidores da Cultura, com paralisações e atos públicos em todo o Brasil, nos dias 13, 14 e 17 de março.
Conforme deliberado em assembleia do Sindisep RJ, o Rio de Janeiro realiza um ato nesta quinta-feira, dia 13 de março, um café da manhã na escadaria da Biblioteca Nacional, na Av. Rio Branco a partir das 9 horas da manhã. E na sexta-feira, às 10 horas, ato no Museu da República, no Catete. Foi proposto um ato criativo – com a sugestão de, por exemplo, vestir-se de palhaço – para chamar atenção para a situação dos servidores.
Também foi programado um ato, a ser realizado durante a reinauguração do Palácio Capanema, prevista para dia 17/3, com indicativo para início de greve no dia 18. O objetivo é mobilizar os trabalhadores presentes no evento; conseguir espaço na imprensa; e ganhar tempo de fala, para dar visibilidade à causa.
O Fórum da Cultura do Estado do Rio de Janeiro apoia as decisões tomadas em assembleia pelo Sindisep – RJ.
Engajamento para ter resultados
O coletivo do RJ considera que teremos resultados na luta dos trabalhadores federais da Cultura somente com o engajamento dos(das) colegas.
A proposta de Plano de Carreira da Cultura, fruto da mobilização dos servidores – e apoiado pela Conferência Nacional de Cultura, representada pelo trabalho do GT organizado pelo MinC, continua na gaveta do MGI sem resposta.
Atualmente, um grupo de servidores elabora um outro projeto de emenda para entrar na LOA do próximo ano. O foco é equiparar a tabela do Plano de Cargos da Cultura vigente à do Ibama ou à tabela dos ATPS (como sugestão de alguns parlamentares, entre eles, Érika Kokay). Mas o coletivo entende que, sem pressão, não teremos sucesso.
Filie-se
O Sindisep – RJ convida a todos(as) a se sindicalizarem – e lembra o fato de que a sindicalização protege o(a) servidor(a) contra arbitrariedades em caso de paralisação e/ou greve.