You are currently viewing Assembleia indica representante para a 4ª Conferência Nacional de Cultura

Assembleia indica representante para a 4ª Conferência Nacional de Cultura

O Vice-Presidente Marcelo Mavignier abriu a Assembleia e passou a palavra para a Diretora Sindical Paula Nogueira iniciou falando sobre o ponto de destaque da pauta:  a indicação de representante para participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada de 4 a 8 de março em Brasília. Ela destacou a importância da conferência e apresentou o nome de Marcelo como indicação para representar a Asserte.

Marcelo destacou que a indicação em assembleia é necessária para as outras instâncias de representação, como a Condsef e o Sindisep-RJ, poderem apoiar a participação de um representante da Asserte. Ele falou sobre a importância de participar, levando as informações da Associação e trazer de volta as questões da Conferência.

O Vice-Presidente vai solicitar a sua chefia imediata na Funarte a liberação para a participação na Conferência. Segundo informações obtidas, o Sindsep-RJ arcaria com as passagens e a Condsef com a hospedagem (essas informações devem ser confirmadas).

A associada Liriana Carneiro disse que Marcelo vai ser um excelente representante e que será ótimo para a Asserte ter um representante lá.

Paula disse que no momento não pode se ausentar, e destacou a importância do evento, que deve reunir mais de 3.000 participantes. Em paralelo o Fórum da Cultura vai organizar uma reunião com os representantes do setor que estiverem em Brasília.

A indicação de Marcelo Mavignier para representar a Asserte foi aprovada por unanimidade.

Após a o encerramento deste ponto da pauta, Paula relembrou a proposta de unir a Asserte com outra associação, para aumentar a representatividade. Ela citou que a atual diretoria iniciou conversas com a ASBN e a ASMINC: “A Asserte está desmilinguido… É uma situação bem complicada, temos evasão por falecimento de associados, sem que novos servidores se associem”.

Lembrou que a luta pelos direitos dos servidores está reiniciando, depois de seis anos de governos que não negociaram, temos novas mesas de negociação, e é necessário que os servidores se filiem a suas associações e sindicatos. Ela disse que a Asserte vai lançar uma campanha para novos associados.

Marcelo concordou com a importância de seguir com as conversas sobre a possibilidade de fusão, e que vai aproveitar os contatos durante a Conferência para abordar a questão: “vou ‘assuntar’…”. Paula lembrou que já se discutiu a possibilidade de um sindicato nacional do setor da Cultura, más é uma questão complexa.

A associada Miriam Miranda disse que voltou a participar da Asserte acreditando nos colegas: “temos que reviver a Associação, acreditar que vai melhorar”. Ela propôs que se faça uma enquete com os servidores da Funarte para entender o que eles esperam da Asserte, isso pode engajar mais e trazer colegas para participar. Falou também da importância de uma assessoria jurídica para os associados.

Liriana desejou boa sorte para Marcelo em Brasília.

Nada mais a tratar, Marcelo, Vice-Presidente da Asserte, agradeceu a participação de todos e encerrou a videoconferência às 15h45.

Para saber mais: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/4a-conferencia-nacional-de-cultura-sera-realizada-de-4-a-8-de-marco-confira-a-programacao

Deixe um comentário