You are currently viewing Nova diretoria da Asserte é apresentada na reunião mensal da Funarte

Nova diretoria da Asserte é apresentada na reunião mensal da Funarte

Na reunião deste mês da equipe, dia 25 de julho, no Teatro Dulcina, a nova Diretoria da Associação dos Servidores e Trabalhadores da Funarte foi apresentada pela Presidenta da Fundação, Maria Marighella.

O Presidente da Associação, Hamilton Alves de Souza, agradeceu a oportunidade deste contato direto com os servidores, falou seu papel no início desta nova jornada, e conclamou todos os colaboradores a se filiarem a Asserte.

Marcelo Mavignier, Vice-Presidente, falou de seu orgulho em participar da gestão da Asserte e lembrou que a responsabilidade principal de uma associação é a defesa dos direitos dos trabalhadores. Ele agradeceu a Marighella e Leonardo Lessa pela postura da gestão no sentido de dialogar e considerar esses direitos.

A Diretora de Assuntos Sindicais, Paula Nogueira, declarou sua emoção

A Diretora de Assuntos Sindicais, Paula Nogueira, lembrou que se aposentou no início do governo anterior, pois não aguentou assistir à destruição da Funarte e da Cultura, assim como dos direitos dos trabalhadores da Cultura. Declarou a emoção em ver a Funarte Retomada e afirmou a importância da retomada da luta para conquistar a valorização dos servidores da Cultura, tão desvalorizados desde sempre.

Marighella destacou que a atual gestão da Fundação “tem o diálogo e participação como diretriz, e não há vitórias sem luta coletiva”.

O Diretor-Executivo, Leonardo Lessa, reiterou a disposição de ceder um espaço físico à Asserte, seja no Teleporto ou em outro equipamento da Funarte, para facilitar sua missão no contato com os servidores.

Funarte Retomada

Marighella abriu a reunião da equipe com um vídeo de divulgação do Programa Funarte Retomada 2023, que vai aplicar R$ 18 milhões nos cinco primeiros concursos, via editais, para atividades relacionadas a circo, dança, teatro, artes visuais e música de todas as regiões do Brasil. Este ano a Funarte já destinou aproximadamente 50% da verba de fomento, que foi aumentada para um total de quase R$ 100 milhões em 2023.

Maria Marighella: “o ‘mapa astral’ é muito favorável”

A reconstrução da Política Nacional das Artes é uma das prioridades do Ministério da Cultura, com importante participação da Funarte na sua formulação e articulação: “o ‘mapa astral’ é muito favorável” disse Marighella.

Ela destacou a atuação em várias áreas, com mecanismos abertos que também vão atender as ações continuadas, os prêmios, as políticas setoriais e a ocupação dos espaços. Anunciou uma ação, “Circula Funarte”, que vai começar por Belo Horizonte e se estender pelas diversas regiões do país.

A Presidenta também relatou a ampla participação dos estados e municípios nos mecanismos da Lei Paulo Gustavo, com cerca de 98% de adesão, e a importância da regulamentação da Lei Aldir Blanc para o fomento à Cultura. Ela anunciou que a volta da Funarte ao Palácio Capanema vai acontecer no primeiro semestre de 2024, com a provável ocupação de três andares, da livraria e da Sala Sidney Miller.

O término da mudança do CEDOC para o Museu da Casa da Moeda foi comemorado, e em breve ele será reaberto aos pesquisadores. Para encerrar, foram apresentados quatro novos assessores nomeados pela Diretoria da Fundação.

Comissão de Ética

Na parte da reunião aberta aos colaboradores, Marcos Felipe Pereira, membro do novo Conselho Fiscal da Asserte, apresentou as ações do Comissão de Ética da Funarte, do qual é o Presidente. A Comissão foi estruturada com uma nova composição, elaborou um plano de trabalho, está se articulando e participando de reuniões com outros conselhos de entidades governamentais, e criou canais de comunicação direta, como o e-mail etica@funarte.gov.br.

Ele passou a palavra a Richam Sobh (SGRI – Coplan), que falou sobre a realização em breve de uma pesquisa interna de satisfação e percepção da Ética e da Integridade na Fundação, no que espera contar com a participação de todos.

Deixe um comentário