A presidente da Asserte, Maria Emília Medeiros do Nascimento, iniciou a Assembleia do dia 26 de abril de 2023 informando que o mandato da atual diretoria da Associação vai até final de julho e pediu a secretária Barbara de Jesus para dar mais informações sobre o processo eleitoral.
Bárbara explicou que o primeiro passo é a escolha de três associados para compor a Comissão Eleitoral. Esta comissão, como apoio técnico da secretária, vai elaborar um calendário prevendo prazos para inscrição de chapas, campanha, data para a votação online, homologação e posse, sempre com base no estatuto da Asserte.
Maria Emília falou sobre o papel dessa nova Diretoria e incentivou uma maior participação dos servidores ativos.
A vice-presidente da Asserte, Liriana Carneiro, concordou com a presidente e destacou a importância dessa participação, e disse que o associado Marcelo Mavignier expressou o desejo de participar da próxima gestão.
A presidente convidou as associadas Márcia Machado e Cleuza Barboza a fazerem parte da Comissão. Márcia aceitou, e Cleuza falou que até poderia participar, mas se encontra longe do Rio de Janeiro, o que a secretária Bárbara apontou como um complicador para a parte burocrática de reconhecimento de firmas e registro de atas em cartório.
Ana Saramago disse que são só três nomes, e se colocou à disposição para participar da Comissão Eleitoral.
A associada Izabel Costa também se dispôs a participar, pois não pretende ser candidata à direção da Asserte.
Maria Emília agradeceu e perguntou a assembleia se todos concordavam com os nomes, e teve a aceitação unânime dos presentes, ficando a Comissão Eleitoral com a seguinte composição:
- Ana Saramago.
- Izabel Costa e
- Márcia Machado.
A presidente solicitou a secretária Bárbara que prepare uma proposta de calendário e edital para submeter a Comissão Eleitoral, tendo como data-alvo a posse da nova diretoria em 31 de julho de 2023.