No início da Assembleia do dia 13 de abril de 2023, a presidente da Asserte, Maria Emília Medeiros do Nascimento, falou sobre a solicitação da direção da Funarte, para que a Associação indique representantes para a formação de um Grupo de Trabalho para elaborar uma proposta de nova estrutura para a Fundação.
A vice-presidente da Asserte, Liriana Carneiro, explicou que o GT será coordenado pelo Diretor Executivo Leonardo Lessa, com a participação do Assessor Técnico Marcos Teixeira, da Diretora de Música Eulícia Esteves, do Diretor de Orçamento e Administração Felipe Barros e do Coordenador de Gestão de Pessoas Jorge Felipe. Ela explicou que a direção da Funarte solicitou que a Asserte indicasse quatro nomes, preferencialmente com servidores da área fim, área meio e memória.
A associada Joelma Neris propôs que fossem indicados um servidor de cada linguagem da área fim, ou um de cada diretoria / departamento. O associado Marcelo Mavignier concordou com Joelma: “é preciso ver quem representa o que”.
A associada Luiza Interlenghi falou que, se temos servidores de carreira habilitados participando, como Eulícia (Música) e Marcos Teixeira (Artes Cênicas), isso não é suficiente? “Os colegas da direção têm bagagem. O importante é uma visão crítica da atual estrutura”.
A associada Izabel Costa lembrou que a simples representatividade de cada setor não garante a democracia, a informação tem que chegar a todos os centros.
Ana Saramago disse que os nomes apresentados são de membros da direção, temos que levar a discussão para as áreas: “o grupo tem que representar as diversidades”.
Liriana falou que o representante não vai estar no GT sozinho, ele vai ser o porta-voz das áreas, e que, para abrir espaço para uma maior participação, podemos não aceitar esta organização do GT, mas que esta oportunidade é muito importante depois de uma restruturação de cima para baixo do governo anterior.
Luiza disse que são importantes o debate por setor e a representatividade, com informes e contatos periódicos,
Marcelo listou os diversos setores e áreas da Funarte, como Memória, Artes Visuais, Projetos, Representações Regionais, e disse que gostaria de ser indicado para participar do novo Grupo de Trabalho, para valorizar a área de Comunicação e preservar a memória dos GTs anteriores.
Joelma lembrou do nome do servidor Rômulo Reis, que está retornando à Funarte, como um bom nome da área meio.
Izabel falou que a Asserte é representante dos servidores, para garantir o diálogo com todos os setores. Ana lembro que alguns servidores não são associados, mas também são representados. Maria Emília ponderou que os não associados são ouvidos, mas não devem ser indicados para representar a Asserte, no que teve o apoio de Liriana, que reiterou o convite para todos os servidores fazerem parte da associação. Foi lembrado que a contribuição mensal é de apenas 0,5% do salário.
Joelma retomou a proposta de um representante por linguagem e Marcelo sugeriu que a assembleia fizesse uma contraproposta, indicando os quatro nomes, pedindo a direção da Funarte o aumento do número de indicados.
A presidente da Asserte, Maria Emília, perguntou aos presentes quais poderiam ser os nomes indicados, e quantos mais se pediria à Funarte. Ana listou: representantes da Asserte, Artes Visuais, Memória e Representações Regionais, pois nos estados a realidade de trabalho é diferente no Rio de Janeiro. Maria Emília lembrou que os associados representam a Asserte.
Liriana falou que está na hora de dar a vez as pessoas que estão no dia-a-dia da Funarte, e apoiou o nome de Marcelo Mavignier. Luiza indicou o nome de Izabel Costa, que atua na área de Artes Visuais, no que foi apoiada por Ana e Joelma. Izabel aceitou a indicação.
Joelma Neris, que já tinha o nome citado por colegas, concordou com sua indicação e disse que temos uma revisão enorme para fazer.
Mere Bezerra foi indicada por colegas, mas disse que neste momento está com muitas tarefas e não aceitou a indicação. Os nomes de alguns colegas não presentes foram citados, mas se resolveu que eles deveriam ser consultados para uma indicação futura.
Pelas Representações Regionais, foi indicado o nome de Ana Saramago, que aceitou com a condição de renunciar para a indicação de algum servidor de fora do Rio de Janeiro. Nomes foram lembrados e serão contatados pela Asserte.
Maria Emília perguntou aos presentes se todos concordavam com os nomes e encaminhamentos propostos, e teve a aceitação dos presentes, ficando a seguinte lista de indicados, com a condição de um diálogo com a direção para novas indicações, buscando aumentar a representatividade:
- Ana Saramago,
- Izabel Costa,
- Joelma Neris e
- Marcelo Mavignier.